Páginas

segunda-feira, setembro 22, 2008

Equilibrium


Nos primeiros anos do século XXI aconteceu a 3ª Guerra Mundial. Aqueles que sobreviveram sabiam que a humanidade jamais poderia sobreviver a uma 4ª guerra e que a natureza volátil dos humanos não podia mais ser exposta. Então uma ramificação da lei foi criada, o Clero Grammaton, cuja única tarefa é procurar e erradicar a real fonte de crueldade entre os humanos: a capacidade de sentir, pois há a crença de que as emoções foram culpadas pelos fracassos das sociedades do passado. Desta forma existe um estado tolitário, a Libria, que é comandado pelo "Pai" (Sean Pertwee), que só aparece através de telões. Foi decretado que os cidadãos devem tomar diariamente Prozium, uma droga que nivela o nível emocional. As formas de expressão criativa estão contra a lei, sendo que ao violar qualquer regulamento a não-obediência é punida com a pena de morte. John Preston (Christian Bale) é um Grammaton, um oficial da elite da lei, que caça e pune os "ofensores", além de ter poder para mandar destruir qualquer obra de arte. Um dia, acidentalmente, Preston não toma o Prozia. Pela primeira vez ele sente emoções e começa a fazer questionamentos sobre a ordem dominante.


Excelente filme! Não é ficção, mas a realidade, que foi exposta nas telas, de maneira inteligente.
Equilibrium nos dá a dimensão de como começou a anestesia humana massificada, através das mentiras proferidas pela Igreja Católica, a pioneira dos massacres cometidos em nome da fé.
De lá até o século XXI, poucas pessoas têm questionado a respeito dessa crença que pune, viola direitos e oprime.
O mundo está repleto de pessoas robotizadas, que olham e não vêem, que ouvem e não questionam; pessoas condenadas a sobreviver na grande farsa!

Vale a pena conferir, agora com outros olhos: os olhos do seu interior-aquele que tudo sabe; que não se deixa manipular, que sente e tem o direito de viver sem as anestesias de um passado remoto, morto e enterrado.








5 comentários:

Rosamaria disse...

Cosquirídia!
Que bom que apareceste!
tÔ saindo pra PoA, mas como te vi vim agradecer a visita. Volto na volta.
Bjim.

Rosamaria disse...

A festa já começou?
Fiquei sabendo lá na Ana do aniversário.
Parabéns, lindona! Tudibom! Que comemores por muitos anos sempre com alegrias.
Bjim.

antes que a natureza morra disse...

OI!
Que bom que passaste lá no meu blog. Obrigado pelo comentário. E sendo amiga da minha ex-aluna Roccana já é uma oceânica referência !!! Ainda mais que chegaste a mim recomendada por outra ex-aluna, a Susana Marchiori, com quem me reencontrei há poucas horas neste fantástico mundo virtual. Estou morando em Canasvieiras desde 8 de março. Sempre adorei mar, praia, onda, barulho de onda, cachorro de praia, areia...estou no meu meio. Prazer em te receber no meu blog.
Bj

James

Solove700 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Solove700 disse...

Sabe que algumas vezes encontramos pessoas especiais com um "quê" diferente . Deves estar perguntando...como assim? Como ela sabe que sou especial?? Bem você gosta de um filme que amo que é o equilíbrium e ainda sou surepreendida pela músicado gladiador. Com um bom gosto assim com certeza é especial.
Muito prazer e quem sabe nos descobrimos mais no futuro.
Seu blog está lindo, vou com certeza pedir dicas a ti.
bijus iluminados