Páginas

sábado, novembro 20, 2010

Reynaldo Arenas


Reynaldo Arenas foi um escritor cubano de poesias, teatro e novelas. Era assumidamente homossexual e passou grande parte da sua vida combatendo o regime comunista e a política de Fidel Castro.
Em 1963, Arenas mudou-se para Havana, para se matricular na Escola de Planificação e, depois, na Faculdade de Letras da Universidade de Havana, onde estudou filosofia e literatura,  sem completar o curso. No ano seguinte começou a trabalhar na Biblioteca Nacional Jose Marti.
Apesar de ter apoiado a revolução cubana nos seus primeiros anos, devido à extrema miséria em que vivia com a sua família nos anos de Fulgêncio Batista, acabou por ser vítima de censura e depressão, tendo sido várias vezes perseguido, preso, torturado e forçado a abandonar diversos trabalhos (como conta na obra autobiográfica  Antes que anoiteça), mostrando que o governo de Fidel Castro não havia trazido mais democracia à ilha.
Durante os anos 70, tentou, por vário meios, abandonar a ilha, mas não obteve sucesso. Mais tarde, devido a uma autorização de saída de todos os homossexuais e de outras personae non gratae e depois de ter mudado de nome, Arenas pôde deixar o país e passou a se estabelecer em New York, onde diagnosticaram o virus da Aids. Nessa época, escreveu "Antes que anoiteça" (no original "Antes que anochezca").
Em 1990, terminada a obra, Arenas suicidou-se com uma dose excessiva de álcool e droga. Dez anos mais tarde, em 2000, estreou a versão cinematográfica da sua autobiografia, tendo Javier Bardem (o marido de Penélope Cruz) no papel do escritor.
texto tirado do Wikipedia.

Quem viu esse filme que a Rede Globo exibiu hoje? Nesse horário, poucas pessoas, acredito. Eles colocam os melhores filmes de madrugada.
Procurem nas locadoras, porque é muito interessante. A vida desse escritor foi triste, mas ele também se divertiu muito e nos deixou muita coisa boa para ler...
E agora que já dei essa dica pra vocês, vou dormir, porque os piu pius já estão cantando e o dia está amanhecendo!




Nenhum comentário: